Queridos seguidores!
Segue abaixo a programação da paróquia na Semana Santa:
Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira
18h - Via Sacra
19h - Missa
Quinta-feira
9h - Missa dos Santos Óleos (Catedral Metropolitana)
20h - Ceia do Senhor e Lava-pés
Sexta-feira
6h - Caminhada Penitencial - Via Sacra
8:30h - Celebração Penitencial
15h - Paixão do Senhor e procissão do Senhor morto
Sábado
8h - Lavagem do templo
20h - Vigília Pascal
Domingo de Páscoa
Missas em horários normais
quinta-feira, 31 de março de 2011
História em quadrinhos vai narrar vida de Bento XVI
Uma história em quadrinhos vai ilustrar a vida do Papa Bento XVI. A iniciativa é da organização da Jornada Mundial da Juventude 2011 que pretende distribuir a publicação aos jovens participantes do evento, em Madri, no mês de agosto.
A partir de desenhos tradicionais dos quadrinhos japoneses (mangá), a narrativa detalha a vida e a obra de Joseph Ratzinger desde 2005, quando ele foi eleito como Papa após a morte de João Paulo II. O enfoque maior será dado para a relação do Santo Padre com a juventude.
A história em quadrinhos, elaborado por um grupo de católicos norte-americanos, tem um formato desenvolvido em San Diego, na Califórnia (EUA) e ilustrações de um artista de Cingapura.
A partir de desenhos tradicionais dos quadrinhos japoneses (mangá), a narrativa detalha a vida e a obra de Joseph Ratzinger desde 2005, quando ele foi eleito como Papa após a morte de João Paulo II. O enfoque maior será dado para a relação do Santo Padre com a juventude.
A história em quadrinhos, elaborado por um grupo de católicos norte-americanos, tem um formato desenvolvido em San Diego, na Califórnia (EUA) e ilustrações de um artista de Cingapura.
Missa - Parte 15: O Evangelho de Jesus Cristo
Por Fátima dos Santos
A Liturgia da Palavra – momento em que o próprio Deus nos dirige a sua “palavra-ação” – chega ao seu ponto alto quando o presidente da assembleia ou o diácono proclama o Evangelho.
Toda a comunidade se encontra de pé e com este gesto quer demonstrar a sua disponibilidade ao que o Senhor vai lhe dizer. Como sabemos, ficamos de pé somente para a terceira leitura, na verdade, a primeira de todas elas e também a única precedida por aclamção.
A fé nasce e se alimenta da Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus o afirma explicitamente, dizendo que Deus, tendo falado aos antigos, pelos profetas, hoje nos fala pelo seu Filho.
Tomamos conhecimento dos desígnios de Deus através dos escritos dos sábios e dos profetas que são proclamados na primeira leitura. Sentimo-nos unidos e animados pela fé dos Apóstolos, ouvindo os seus ensinamentos na segunda leitura, mas quem fala no Evangelho é o próprio Jesus Cristo. Por isto, a proclamação da terceira leitura começa assim: EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
A mensagem do Evangelho é sempre a mesma: o anúncio da salvação, não importando se é apresentada por Mateus, Marcos, Lucas ou João. O Evangelho é o próprio Jesus Cristo, pois somente Ele é a Boa-nova de salvação que o Pai propõe aos homens de todos os tempos.
Porque a Páscoa muda de data todo ano?
Por Monique Bittencourt
Na Páscoa, a comunidade cristã celebra a ressurreição de Jesus, ou seja, sua passagem da morte para a vida eterna. Mas nem todos os cristãos entendem por que é uma festa móvel, pois a data de comemoração muda todo ano e define também outras datas móveis do calendário, como o carnaval, por exemplo.
Muito antes do nascimento, morte e ressurreição de Jesus, os judeus já festejavam a Páscoa como a celebração da fuga do povo escravizado no Egito em busca de sua liberdade. Era o caminho para a terra prometida por Deus a Abraão.
A Igreja católica celebrava a Páscoa cristã, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judaica. Entretanto, como o calendário judeu baseava-se na Lua, o primeiro Concilio geral da Igreja, o de Nicéia, no ano 325, estabeleceu que o primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia da primavera no hemisfério norte – início do outono no nosso caso - seria o domingo de Páscoa, que pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Neste ano, a lua cheia de outono acontece no dia 16 de abril; logo a Páscoa será no dia 24 de abril, que é o primeiro domingo após a lua cheia.
As datas móveis que dependem da Páscoa são:
*Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa.
*Quaresma – Inicia-se na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
*Sexta-feira Santa – a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera do Pentecostes – o oitavo domingo após a Páscoa.
*Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes.
“E a Criação geme em dores de parto” - (Rm 8,22)
Por Jô Fernandes (Círculo Bíblico)
E novamente estamos vivenciando o período quaresmal, onde novos propósitos são feitos e novos caminhos são trilhados. Período em que nos preparamos para um novo tempo, uma nova vida, onde os protagonistas da história somos nós mesmos. Nós mesmos e Deus, é claro. Tempo de Reflexão!
As pessoas estão bastantes motivadas a se reunirem em grupos e refletir sobre o que se pode fazer para minimizar as dores da nossa mãe Terra, já quase esvaída, já quase sem forças para resistir às ações inconsequentes dos homens e das mulheres que a habitam. E neste contexto os grupos dos Círculos Bíblicos dão uma grande colaboração.
A nossa preocupação é de que após o período quaresmal, os grupos que refletem a Campanha da Fraternidade acabem se desarticulando, ao invés de prosseguirem , formando novos Círculos Bíblicos, onde a participação deverá ser de todos e não apenas de alguns, já que trata-se da preservação da vida no planeta.
Somos testemunhas das catástrofes que vem ocorrendo com uma frequência cada vez mais preocupante, tais como: chuvas torrenciais com inundações frequentes, terremotos, vulcões, ciclones, centenas de milhares de mortes, cidades inteiras devastadas e tantas outras tragédias
O momento é preocupante e, como diz São Paulo em sua carta aos Efésios 5, 14: “Desperta, tu que dormes!”. Precisamos acordar de nossa inércia espiritual, para não nos tornarmos apóstolos do pecado.
Que nesta Quaresma prestemos mais atenção ao nosso Grande Jardim e reflitamos: O que tenho feito para cuidar da parte que me cabe? Rezemos, cada dia mais, para que nosso comportamento, nossa mentalidade e nossas boas ações sirvam de exemplo para aqueles que nos cercam.
É tempo oportuno para a criação de novos círculos bíblicos.
Divino amor
Por Marina Santiago
Estive lendo “Ágape”, um livro que fala do amor incondicional que Deus tem por nós (e que nós também devemos ter uns pelos outros). A cada capítulo, a cada oração, sentia-me mais íntima do nosso mestre Jesus. É um verdadeiro aprendizado, desde o prefácio até o último capítulo.
O escritor e grande educador Gabriel Chalita fez o prefácio deste livro. Neste, disserta sobre a triste característica humana de esperar sempre algo em troca por cada coisa que faz. Ele conta que isso acontece muito enquanto ainda estamos enxergando superficialmente, sem observar aquilo que não salta aos nossos olhos, mas está ali tão presente quanto o visível. Enfatiza que precisamos ir além: além das aparências, além do que os nossos sentidos podem captar. Para podermos chegar aonde só a fé pode nos levar.
Padre Marcelo Rossi explica, na introdução, que a origem da palavra “Ágape” é grega e significa o amor divino. À medida que as pessoas deixam-se inspirar por esse amor, elas também o sentem umas pelas outras. Amor esse que se revela na caridade. Essa revelação nos é dada através da palavra de Deus. Para vivê-la, é preciso oração e ação.
Ao longo do livro, o autor Padre Marcelo cita muitas passagens do evangelho de São João, como “O Verbo divino”, “As bodas de caná”, “A multiplicação dos pães” e muitas outras. Depois de cada passagem, explica seu significado e cita exemplos práticos para aplicarmos no cotidiano. Além disso, fala de pessoas que conseguiram viver esse amor, como Madre Teresa de Calcutá, Santa Terezinha entre outros. Ao final de cada capítulo, encontram-se orações muito inspiradoras.
O livro é uma ótima leitura para quem deseja conhecer mais a Jesus, praticar o seu amor e transformar-se em uma verdadeira apresentação da face misericordiosa de Cristo. A leitura é o primeiro passo para essa transformação, mas depois, em seguida, deve vir a ação.
Bem-vindos!!!
Queridos amigos!
Sejam bem-vindos a este espaço dedicado a informação e a formação!
O Informativo Paroquial agora também está na rede e isso facilitará ainda mais a comunicação, pois alcançaremos muito mais pessoas!
Participem e divulguem!
A paz!
Equipe Informativo Paroquial
Sejam bem-vindos a este espaço dedicado a informação e a formação!
O Informativo Paroquial agora também está na rede e isso facilitará ainda mais a comunicação, pois alcançaremos muito mais pessoas!
Participem e divulguem!
A paz!
Equipe Informativo Paroquial
Assinar:
Postagens (Atom)