quinta-feira, 31 de março de 2011

Porque a Páscoa muda de data todo ano?

 Por Monique Bittencourt
Na Páscoa, a comunidade cristã celebra a ressurreição de Jesus, ou seja, sua passagem da morte para a vida eterna. Mas nem todos os cristãos entendem por que é uma festa móvel, pois a data de comemoração muda todo ano e define também outras datas móveis do calendário, como o carnaval, por exemplo.

Muito antes do nascimento, morte e ressurreição de Jesus, os judeus já festejavam a Páscoa como a celebração da fuga do povo escravizado no Egito em busca de sua liberdade. Era o caminho para a terra prometida por Deus a Abraão.

A Igreja católica celebrava a Páscoa cristã, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judaica. Entretanto, como o calendário judeu baseava-se na Lua, o primeiro Concilio geral da Igreja, o de Nicéia, no ano 325, estabeleceu que o primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia da primavera no hemisfério norte – início do outono no nosso caso - seria o domingo de Páscoa, que pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Neste ano, a lua cheia de outono acontece no dia 16 de abril; logo a Páscoa será no dia 24 de abril, que é o primeiro domingo após a lua cheia.

As datas móveis que dependem da Páscoa são:
*Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa.
*Quaresma – Inicia-se na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
*Sexta-feira Santa – a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera do Pentecostes – o oitavo domingo após a Páscoa.
*Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário